Problemas com GPS no aplicativo

Objetivo

Descrever os problemas mais comuns com o GPS no celular e a maneira de evitá-los.

Situação

Colaboradores reclamando da demora em conseguir um sinal de GPS ou de simplesmente não conseguir marcar o ponto por falta da localização.

Pontos a serem verificados

Precisão do GPS requisitada na TradingWorks

A precisão do GPS é uma configuração que limita o erro do sinal do GPS.
Este erro do sinal do GPS é a precisão que queremos ou não, aceitar como válida.
Por padrão, usamos a precisão de 100 metros, que parece ser recomendável para a maioria das situações.
Em certas condições de ambiente (dentro de prédio) ou certos equipamentos celulares, a precisão do sistema precisa ser melhorada. Siga este artigo para esta modificação.

GPS do celular demora para recuperar a localização

Em média, o sinal de GPS leva cerca de 2 minutos para localizar os satélites e informar corretamente a latitude e longitude para o sistema da TradingWorks.
Esta demora não é específica da TradingWorks e sim para qualquer recuperação do sinal de GPS.
Para agilizar este processo, o celular tem outros recursos que aceleraram o processo de recuperação de sua localização como, por exemplo, a triangulação das antenas do celular.
Então, ao abrir um programa (tipo Waze) no seu celular, ele quase que imediatamente informa sua posição física, mas ainda não é precisa e aos poucos ele vai mostrando no mapa uma posição um pouco melhor que da primeira vez que você abriu o programa.
Assim é com a TradingWorks, mas só é aceito marcar o ponto com a precisão previamente configurada na ferramenta.

Melhores práticas

Deixe sempre o Localizador/GPS ligado no celular

Atualmente, deixar ligado o GPS não consome a bateria como acontecia antigamente. Cada vez que o GPS é ligado para realizar a marcação de ponto, será necessário aguardar quase 2 minutos até que o sistema encontre a localização com a precisão especificada.
Caso o celular esteja consumindo bateria com o GPS ligado, provavelmente é algum aplicativo de rastreamento que está ligado, não é devido ao uso do aplicativo da TradingWorks. Neste caso, localize o aplicativo problemático e desative a opção de acesso da localização quando estiver fora de uso.

Deixe o celular sempre ligado

Pelo mesmo motivo anterior, desligar o celular só faz o sistema de GPS trabalhar desde o início, levando mais de 2 minutos até ter o sinal adequado.

Deixe o sinal de telefonia/dados sempre ligado

O sinal de telefonia e dados normalmente são usados pelo fabricante para acelerar o processo de identificação da localização. Mesmo que não haja sinal de internet, manter os dados ativos acelera o processo de recuperação da localização.

Ligue o Wi-Fi

Em alguns aparelhos o Wi-Fi é utilizado em conjunto com o GPS. O sintoma apresentado é que ao ligar o aparelho, mesmo com o GPS ativo, ele não funciona. Para isto é necessário ligar o Wi-Fi mesmo que não haja nenhum roteador por perto.

Ajuste a precisão

Nossos testes indicam que 200 metros de precisão possui ótima resposta dos celulares (menos de 1 segundo) e mesmo assim indica com muita clareza a localização do colaborador no momento da marcação do ponto.

Ajuste as configurações do GPS em seu aparelho

É possível fazer ajustes adicionais no GPS de seu aparelho, veja este material externo para referência (sugerimos o suporte do time técnico de sua empresa) https://www.androidpit.com.br/como-melhorar-sinal-gps-android.

Perguntas e Respostas

Já alterei a precisão da TradingWorks mas o celular continua com problemas

Após a alteração da precisão, é necessário atualizar as configurações do aplicativo.
Na tela do PIN, na engrenagem, clique nas setinhas para sincronizar ou dentro de Configurações, clique nas setinhas de sincronização.

Isto respondeu sua dúvida? Obrigado pelo retorno Houve um problema ao enviar seu feedback. Por favor tente novamente.