Como funciona a ativação da Requisição de Horas extras

Objetivo

A empresa pode configurar para que o colaborador seja obrigado a justificar as Horas Extras formalmente, permitindo assim que fiquem documentadas corretamente as necessidades.

Assim que o colaborador realizar uma requisição de HE, seu gestor será notificado para aprovação ou não.

IMPORTANTE: O cálculo de horas extras (ou banco de horas) na folha de ponto independem da aprovação ou reprovação da requisição.
Uma reprovação de uma requisição de Horas Extras em período futuro também não bloqueia o ponto do colaborador, ou seja, mesmo com uma requisição reprovada ele tecnicamente é permitido executar horas extras.
A requisição de horas extras é apenas para um controle da empresa, cabendo ação disciplinar conforme política da empresa se o colaborador assim não.

Procedimento para configurar a regra com requisição de HE

  1. Vá em Configurações/Regras de ponto e entre na regra desejada
  2. Na aba Avançados, dentro do painel Horas Extras, faça os ajustes desejados para ativar a justificativa obrigatória.
  3. Salve a regra.

Detalhes do painel Horas Extras

Justificativa obrigatória

Ativa a obrigatoriedade do colaborador justificar a hora extra. Se ele executar um dia trabalhado além do seu horário, um alerta será acionado e também indicado na folha de ponto, além do indicador no dashboard.

Tolerância

É o quando que a empresa deseja dar de tolerância para exigir uma justificativa. Por exemplo, se a empresa deseja que o colaborador explique o motivo de horas extras acima de 15 minutos, basta informar 15 neste campo. Recomendamos não deixar este campo com o valor 0 pois pode sobrecarregar o colaborador e gestor com muitas requisições de pequenas variações do ponto.
Importante entender que isto tem relação apenas com a justificativa obrigatória e não com o cálculo de horas extras em folha de ponto.

Obrigatório antes do ponto

Com esta opção ativa, se o colaborador tiver alguma hora extra executada nos últimos 5 dias, ele só conseguirá marcar o ponto se estas horas extras forem justificadas.

Tipo de aprovação

Caso a empresa queira uma liberdade maior aos colaboradores, pode ativar a opção de a hora extra justificada posteriormente à sua execução, seja considerada como aprovada, não passando pelo gestor aprovar. No relatório de requisições de horas extras aparecerá o nome do colaborador como sendo o aprovador.

Veja aqui um vídeo sobre a requisição de HE na visão do colaborador e do gestor Requisição de Horas Extras (vídeo)

Perguntas e Respostas

P - Como remover uma aprovação/reprovação feita de forma errada?
R -

  1. Ir no relatório de horas extras (menu Apontamentos / Dashboard / Requisição de Horas Extras).
  2. Pesquisar pelo período desejado.
  3. Na coluna de Requisição há um pequeno X vermelho , basta clicar e confirmar.
  4. O colaborador será notificado da remoção da aprovação/reprovação.


P - Como o colaborador inclui uma requisição de horas extras em um dia que ele já fez a requisição?
R - É permitido apenas uma requisição por dia. Se ele desejar realizar uma alteração na requisição, primeiro o gestor deverá remover a aprovação/reprovação, depois o colaborador deverá cancelar a requisição de horas extras (menu  Apontamentos / Requisição de Horas extras).

Isto respondeu sua dúvida? Obrigado pelo retorno Houve um problema ao enviar seu feedback. Por favor tente novamente.